Rss Feed




  1. Olá pessoal, como estão?

    Eu nem fazia ideia que essa data existia, até que nossa autora Tânia Tonelli trouxe um texto sobre tal data. Esse dia é comemorado para incentivar crianças a leitura e ajudam muitos a entrarem nesse incrível mundo.
    Quando eu era pequeno não lia muita coisa não, a maioria eram gibis da Turma da Mônica, mas depois que me empolguei nesse mundo não parei mais.
    Sabem o que essa data significa? Não? Então leiam o texto de nossa querida autora Tânia Tonelli.

    Dia Internacional do Livro Infantil

                O Dia Internacional do Livro Infantil é 02 de abril. A principal missão dessas obras é incentivar as crianças a explorarem sua imaginação. Além de transmitirem valores da sociedade.
    Foi escolhido este dia para homenagear Hans Christian Anderson por ser sua data de nascimento. Ele nasceu dia 02 de abril de 1805. Este escritor dinamarquês é o primeiro autor que escreveu fabulas para crianças. O principal objetivo do escritor era a transmissão de valores e moral aos leitores mostrando a disputa entre poderosos e personagens frágeis. Entre as obras do autor dinamarquês destaca-se A Pequena Sereia, o Patinho Feio, A Polegarzinha e A Roupa Nova do Rei.
    O Pai da Literatura Infantil é o francês Charles Perrault nascido em Paris em 1628. Estando idoso começou a escrever as estórias que ouviu de sua mãe nos salões parisienses. Utilizando a imaginação criou o gênero do conto de fadas. Os seus contos do tempo transmitiam moralidades. Sua principal obra é Contos de Mamãe Gansa, com as famosas estórias: Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, Cinderela, Barba Azul e O Gato de Botas.
    O pai dos contos é outro francês Jean de La Fontaine nascido em Paris em 1621. Publicou suas fabulas em 1668 contendo 124 contos intitulados Fábulas Escolhidas. Os seus personagens envolvem o mundo animal com valores morais. Destacam-se os contos: A Lebre e a Tartaruga, O Menino e a Mula, O Carvalho e o Caniço e O Leão e o Rato.
    O primeiro autor infantil no Brasil é Monteiro Lobato, pois preocupou-se em utilizar nas suas obras a própria linguagem das crianças. Além dos pais as escolas divulgam aos alunos a Literatura Infantil com livros e revistas deixando cada leitor fazer a sua própria escolha. Pois adquirirão novos conhecimentos do mundo que os rodeia.

    Viram como a data é algo especial? Eu gostei muito, pois mostra que há pessoas que ainda se importam em ajudar os pequenos a entrar no mundo literário.

    OBS: Muito obrigado Tânia pelo texto, eu confesso que gostei muito e me ensinou coisas que eu nem sabia.

    Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Twitter, Instagram, YOUTUBE e Skoob. Sempre deixo coisas por lá.

    Espero que tenham gostado.
    Até a próxima.

  2. 0 comentários :

    Postar um comentário