Rss Feed
  1. [TEXTOS COMEMORATIVOS]- Dia da árvore

    quinta-feira, 24 de setembro de 2015


     
    Olá pessoal, como estão?
    Será que alguém consegue adivinhar o que eu trouxe para vocês? Sim, hoje é dia de mais um texto comemorativo e, não é de hoje, atrasado. Desculpem, mas fiquei sem tempo para fazer a postagem só que não é hora de chorar pela árvore derrubada neh?
    Nossa querida autora Tânia Tonelli trouxe um texto sobre o Dia da Árvore e com eles percebemos a importância dessas belezuras do meio ambiente. Além de que sem elas não teríamos nossos livros impressos e bonitinhos que nem hoje. Imagine algo desse jeito? Muitoooo tenebroso (risos).
    Vou deixar de enrolar e trazer o texto para vocês. Aproveitem.

    Dia da Árvore

    Esta data é comemorada no Brasil dia 21 de setembro na véspera da primavera. A árvore é uma importante riqueza da natureza, pois são fundamentais para a vida na Terra. As florestas protegem o ecossistema com sua beleza.
    As árvores melhoram a qualidade do ar, diminuem a poluição e são essenciais em todos os lugares do mundo, principalmente nas cidades, pois através do processo de fotossíntese produzem oxigênio. Nos dias secos beneficiam os seres vivos melhorando a umidade do ar, reduzem a erosão no solo e proporcionam abrigo e sombra a diversas espécies de animais.
    Plantas frutíferas fornecem frutos indispensáveis na alimentação do homem e de alguns animais. Como por exemplo: laranja, pêssego, goiaba, abacate, manga e limão.
    Além desses benefícios as árvores produzem a madeira da qual o homem constrói moveis e casas. Dos eucaliptos e pinheiro extraem a celulose, indispensável à fabricação de papel, além de serem importantes compostos na indústria farmacêutica.
    Devido à expansão urbana e a enorme utilização das árvores está acontecendo o desmatamento em grandes áreas, prejudicando os seres vivos e principalmente a população. Por causa da redução do regime de chuvas e umidade do ar, assoreamento de rios, erosões, perda de biodiversidade e desertificação em vários locais.
    O dia 21 de setembro simboliza a importante riqueza natural da árvore. Precisamos nos conscientizarmos em sua proteção pensando nas próximas gerações. Evitando o desmatamento de florestas, aumentando a arborização nas cidades, plantarmos árvores e preservarmos o meio ambiente.
    Em diversos países o Dia Mundial da Árvore ou Floresta é comemorado dia 21 de março.
    Cada região do Brasil possui uma árvore simbólica:
    Região Sul – araucária,
    Região Sudeste – pau-brasil
    Região Centro-Oeste – ipê amarelo
    Região Nordeste – carnaúba
    Região Norte – castanheira.
    Tânia Tonelli

    Viram como elas são importantes? O que acharam do texto? Diga nos comentários, vou adorar saber.

    Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Twitter, Instagram, YOUTUBE, GoodReads e Skoob. Sempre deixo coisas por lá.
    Espero que tenham gostado.
    Até a próxima.

  2. 0 comentários :

    Postar um comentário